Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.2/5 (31 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Noticias Diárias
Noticias Diárias

Deputados constatam falta de condições nos centros de acolhimento de vítimas das chuvas

 
 
Comissão parlamentar fiscaliza situação em quatro províncias.
A Assembleia da República reconhece a falta de condições nos centros de acolhimento das vítimas das chuvas no país.

Cada vez que aumenta o número de desabrigados, aumentam também os problemas nos centros de acolhimento. Esta constatação é da comissão parlamentar dos Assuntos Sociais, de Género e Ambientais, mandatada para visitar as vítimas das enxurradas e das inundações no país. Numa visita a alguns centros em Maputo, os deputados encontraram diversas deficiências entre ineficiência na distribuição de alimentos, falta de espaços, entre outras.

“A distribuição de alimentos nos centros não é muito eficiente sim, e, como são muitas pessoas, naturalmente não chega. Verificámos também que o espaço onde as famílias são abrigadas é extremamente pequeno, o que constrange muitos afectados que não estavam acostumados a este estilo de família alargada”, disse a deputada Conceita Sortane, presidente deste grupo de trabalho, para quem “a situação sanitária também não é das melhores. “Tem de se melhorar o saneamento e providenciar-se casas de banho, latrinas, para que isto não provoque problemas de saúde”.

Assim, os deputados instam o executivo a redobrar esforços para a melhoria das condições sanitárias, de alimentação e distribuição de vestuário.

Desde ontem, vários grupos de parlamentares partiram para as províncias de Gaza, Inhambane, Sofala e Zambézia, que estão a ser fustigadas pelas chuvas, para in louco verificar a destruição, o sofrimento e as condições que o governo está a criar para minimizar a dor das vítimas.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»